Angela Merkel

Merkel diz que situação no Brasil de Bolsonaro é ‘dramática’

A chanceler alemã, Angela Merkel, falou nesta quarta-feira (26) em sessão no Parlamento em Berlim que vê ‘com grande preocupação’ a situação no Brasil sob o governo do presidente Jair Bolsonaro, que ela descreveu como ‘dramática’.

26/06/2019 22h22
Por: Redação
Fonte: Gazeta do Povo
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, responde a questões dos parlamentares no Bundestag (a Câmara Baixa do Parlamento) em Berlim, 26 de junho| Foto: Ralf Hirschberger / dpa / AFP
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, responde a questões dos parlamentares no Bundestag (a Câmara Baixa do Parlamento) em Berlim, 26 de junho| Foto: Ralf Hirschberger / dpa / AFP

“Eu vejo com grande preocupação a questão da atuação do novo presidente brasileiro", afirmou a chanceler, que disse que aproveitará a ocasião da cúpula do G20, que acontecerá no Japão nesta sexta-feira e no sábado, para "ter uma conversa direta sobre o tema [com Bolsonaro], porque eu vejo como dramático o que está acontecendo no Brasil".

Merkel falou em resposta ao questionamento da deputada do Partido Verde Anja Hajduk, segundo a Deutsche Welle. A parlamentar havia questionado se o governo alemão deveria seguir investindo nas negociações de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul, dizendo que a União Europeia deveria usar seu peso econômico como instrumento de pressão para que direitos humanos e a defesa do meio ambiente sejam observados em outras partes do mundo, como a América do Sul.

A chanceler disse que não concorda que abrir mão de um acordo de livre-comércio com o bloco seria a resposta. "Eu não acho que não levar adiante um acordo com o Mercosul vá fazer com que um hectare a menos de floresta seja derrubado no Brasil. Pelo contrário. E por isso, acredito que não seguir adiante com um acordo com o Mercosul não seja a resposta para o que está acontecendo no Brasil", afirmou Merkel.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias