Pompeo de Mattos

‘Lamentavelmente querem reduzir a cota feminina para 10% em eleições’, diz deputado

O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) criticou projeto que prevê diminuir de 30% para 10% representação de mulheres em eleições

31/07/2019 10h33Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
O deputado federal Pompeo de Mattos
O deputado federal Pompeo de Mattos

 “O Congresso Nacional tem aperfeiçoado as regras jurídicas e a legislação eleitoral nas últimas eleições, para dar melhores condições às mulheres de disputa com os homens, o que permitiu o crescimento da bancada feminina na Câmara de 51 para 77 deputadas. Esta medida de reduzir de 30% para 10% a cota feminina nas eleições é um retrocesso”, ressaltou Pompeo de Mattos.

Com dificuldades para preencher cotas de participação feminina em eleições, líderes de partidos na Câmara discutem abrandar as regras para as eleições do ano que vem. Uma das ideias é reduzir de 30% para 10% o porcentual mínimo obrigatório de candidatas mulheres a cargos no Legislativo. Outra proposta, já pronta para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), prevê o fim das punições às legendas que não cumprirem a cota.

Para valer em 2020, quando serão escolhidos novos vereadores em mais de cinco mil cidades do País, as medidas precisam ser aprovadas até o início de outubro – isso porque alterações nas regras eleitorais precisam ser feitas até um ano antes da votação.

Confira o vídeo:

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Brasília - DF
Atualizado às 11h14
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 16°
26°

Sensação

17 km/h

Vento

37%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias