Rui Costa

'Certo era ter apoiado Ciro Gomes', diz Rui Costa sobre candidatura própria do PT em 2018

Governador disse que tanto ele como Wagner apoiaram que PT deveria ter candidato de fora do partido se houvesse impedimento a Lula

13/09/2019 09h56Atualizado há 5 dias
Por: Folha
Foto Reprodução
Foto Reprodução

O governador Rui Costa (PT) avaliou, em entrevista à Veja publicada hoje (13), que o PT deveria ter apoiado o ex-ministro Ciro Gomes, em lugar de ter candidatura própria à Presidência da República, no ano passado.

Ele foi questionado pela revista se foi um "erro" o PT ter lançado um candidato da legenda, em uma eleição marcada pelo antipetismo.

"Adjetivar dessa forma é ruim. Mas o certo era ter apoiado o Ciro Gomes lá atrás. Essa não é uma opinião que dou com a partida já encerrada. Eu e o ex-governador Jaques Wagner defendemos naquele momento a ideia de que o PT deveria ter um candidato de fora do partido, caso houvesse o impedimento do ex-presidente Lula", respondeu.

"Nenhuma outra liderança teria condições de superar o antipetismo ou disputar a Presidência em pé de igualdade naquele cenário. A reflexão também tem de ser anterior. Faltou perceber que era preciso dialogar com todos os segmentos sociais, mesmo com aqueles que pensam diferente", completou o governador. 

Rui também disse que o PT não deveria exigir dos paritdos a defesa da liberdade do ex-presidente Lula como condição para formar de alianças. No entanto, defende que a legenda não deve deixar de usar o discurso.

"Não, não acho que esse é o ponto que deve ser usado pelo PT para condicionar qualquer diálogo com as oposições para formar uma frente. Mas o PT não deve nem pode abrir mão dessa bandeira. Hoje mais do que nunca está claro que Lula não teve direito a um julgamento justo. A condenação no caso do tríplex é uma aberração gigantesca", contestou.

O governador também admitiu, durante a entrevista, que pode se candidatar à presidência em 2022

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias