Copa Ursal

Copa Ursal: partidos de esquerda organizam campeonato de futebol em Brasília

O torneio se dará da seguinte forma: serão dois grupos com 3 equipes cada, que se enfrentarão e os dois melhores chegarão à fase final do torneio em um quadrangular cruzado rumo à grande final da Copa socialista.

13/09/2019 12h46Atualizado há 5 dias
Por: Folha
Foto Reprodução
Foto Reprodução

Nos dias 14 e 21 de setembro, partidos de esquerda se reunirão, dessa vez para resolver seus problemas nas quatro linhas dos gramados. A COPA URSAL reunirá 6 equipes de partidos políticos do campo da esquerda: PT (Lula Presidente), PSB (Socialistas), PDT (Tatu no Toco), PSOL (Sol e Luta F.C), PCdoB (Araguaia) e PCB (Sovietes). O palco será a Arena Society, que fica no Setor de Clubes Sul, em Brasília.

A bem conhecida sigla URSAL viralizou durante a campanha de 2018 quando o então candidato Cabo Daciolo questionou Ciro Gomes a respeito de uma suposta conspiração esquerdista para a formação de bloco político Latino Americano similar aos países da então União Soviética. Tal episódio cômico serviu de mote para unir os partidos de esquerda num torneio futebolístico.

A ideia surgiu após amistoso entre as agremiações petista e pedetista, no semestre anterior. A partir de então, outros partidos passaram a se organizar também a fim de participarem do torneio. São mais de 90 filiados partidários, membros de juventudes, sindicatos e lideranças políticas que disputarão em campo o primeiro título do campeonato.

O torneio se dará da seguinte forma: serão dois grupos com 3 equipes cada, que se enfrentarão e os dois melhores chegarão à fase final do torneio em um quadrangular cruzado rumo à grande final da Copa socialista. 

Segundo os organizadores, a grande motivação é encontrar formas fora da política fria e dura do dia-a-dia da capital do poder, para gerar solidariedade, fraternidade e companheirismo num dos piores momentos da história do nosso país. Além de fazer com que o exemplo se reproduza em outros estados, os organizadores acreditam que as equipes em campo também estarão “em defesa dos direitos que estão ameaçados, das liberdades democráticas e por um Brasil livre, justo e socialista”. Mesmo sendo rivais dentro, fora de campo o espírito “é que usamos o mesmo uniforme para enfrentar os adversários principais que são Bolsonaro e o capitalismo”.

Todas as informações do torneio estarão disponíveis pelo site (http://challenge.place/c/copa-ursal) e pelo Instagram (http://www.instagram.com/copaursal); as partidas também terão transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias