ONU

Sem proposta Brasil tem discurso vetado em cúpula do clima da ONU por 'falta de ambição'

'O Brasil não apresentou nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima', diz assessor da Secretaria-Geral da ONU; Cúpula do Clima será um dia antes da Assembleia Geral, evento em que Bolsonaro ainda é dúvida

18/09/2019 16h56
Por: Folha
Foto Reprodução
Foto Reprodução

Se o presidente Jair Bolsonaro já pensava em fugir de discurso da Assembleia Geral das Nações Unidas por conta de possíveis protestos, agora ele tem uma nova dor de cabeça. O Brasil não foi incluído na lista dos países que vão ter direito a fala durante a Cúpula de Ação Climática da ONU, que acontece em Nova York um dia antes da Assembleia, por não apresentar metas ambiciosas para a contenção do aquecimento global.

Segundo Luis Alfonso de Alba, enviado especial da secretaria-geral da ONU, a organização pediu que países enviassem um plano para aumentar a ambição internacional com os compromissos climáticos e, a partir deles, algumas nações seriam escolhidas para “inspirar”. “O Brasil não apresentou nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima”, disse Alba ao blog Ambiência, da Folha de S. Paulo.

A  Cúpula de Ação Climática tem como objetivo “impulsionar a ambição climática e acelerar a implementação do Acordo de Paris e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Antes dela, foram realizadas diferentes edições da Semana do Clima com o objetivo de fomentar debates para o encontro de Nova York.

O Brasil foi sede da Semana Latino-Americana, que aconteceu em Salvador entre os dias 19 e 23 de agosto, sem grande apoio do governo Bolsonaro. O ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, chegou a ser vaiado durante participação no fórum e respondeu atacando ONGs.

O país chegou a ser considerado uma das referências mundiais em diplomacia ambiental, tendo sido fundamental para a construção do Acordo de Paris, firmado em 2015.

A Cúpula do Clima acontece na próxima segunda-feira (23) e, a Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (24).

3comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias