Glenn Greenwald

Glenn Greenwald participará de evento na PUC-SP e é ameaçado caso apareça

O editor do site The Intercept Brasil participará de uma mesa de debate sobre a Vaza Jato e informações internas da PUC dão conta de que o jornalista estaria recebendo ameaças para que não compareça ao evento

08/10/2019 18h46Atualizado há 1 semana
Por: Folha
Foto Reprodução
Foto Reprodução

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) organizou para esta terça-feira (8), no Tuca, o teatro da universidade, um debate com o jornalista Glenn Greenwald sobre a Vaza Jato. O evento faz parte da Semana de Jornalismo.

Além de Glenn, participarão da mesa de debate Sérgio D’Ávila, diretor de redação da Folha de S. Paulo, e Carla Jiménez, diretora do El País Brasil. Ambos os veículos encamparam parceria com o The Intercept Brasil na apuração e divulgação da série Vaza Jato, que revelou ao país um conluio parcial, anti-ético e até mesmo criminoso entre procuradores da operação Lava Jato e agentes da Justiça Federal, como o ex-juiz Sérgio Moro.

Informações que circulam na PUC-SP, no entanto, dão conta de que Glenn Greenwald estaria recebendo ameaças para que não compareça ao evento. Diante da tentativa de intimidação, a organização do evento pede para que o maior número possível de pessoas compareça.

Ameaças 

Por conta do trabalho que vem desempenhando de desnudar a operação Lava Jato, Glenn Greenwald se tornou um alvo constante de parte da direita, principalmente dos apoiadores do ex-juiz Sérgio Moro e do presidente Jair Bolsonaro.

Um dos episódios de ameaça e intimidação que ganhou mais notoriedade foi quando o jornalista participou de uma mesa de debate da Flipei – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), evento paralelo à tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no mês de julho. Naquela situação, grupos de direita se posicionaram próximos ao local do evento e dispararam fogos de artifício para o alto e contra a própria mesa de debate, com o objetivo não só de atrapalhar o evento, como possivelmente de ferir o editor do The Intercept Brasil.

A tentativa de intimidação, no entanto, não impediu que o evento com Glenn fosse um dos mais prestigiados naquele final de semana de atrações políticas e literárias. Relembre.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias