Sábado, 08 de Agosto de 2020
51993949307
Geral Jornal Nacional

JN mostra constrangimento de Bolsonaro por ter sido excluído por Trump na indicação para entrar na OCDE

Assista ao vídeo no final da matéria

10/10/2019 21h26
Por: Redação
JN mostra constrangimento de Bolsonaro por ter sido excluído por Trump na indicação para entrar na OCDE

O Bloomberg News informa, nesta quinta-feira (10), que o governo dos EUA se recusou a endossar a tentativa do Brasil de ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), marcando uma reversão após meses de apoio público das principais autoridades.

O secretário de Estado, Michael Pompeo, rejeitou pedido para discutir mais ampliações do clube dos países mais ricos, de acordo com uma cópia de uma carta enviada ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, em 28 de agosto. Ele acrescentou que Washington apoiou apenas as ofertas de membros da Argentina e da Romênia.

Continua depois da publicidade

“Os EUA continuam a preferir o alargamento a um ritmo medido que leva em consideração a necessidade de pressionar pelo planejamento de governança e sucessão”, afirmou a carta.

A mensagem contradiz a posição pública dos EUA sobre o assunto. Em março, o presidente Donald Trump disse em entrevista coletiva conjunta com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro na Casa Branca, que apoiou o Brasil na adesão ao grupo de 36 membros. Em julho, o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, reiterou o apoio de Washington ao Brasil durante uma visita a São Paulo.

Continua depois da publicidade

Assista a reportagem do Jornal Nacional:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias