Sábado, 28 de Novembro de 2020
51993949307
Geral EUA vs CHINA

EUA nomeiam Rússia e China como seus inimigos no século 21

’Hoje, a Rússia —liderada por um ex-oficial da KGB em Dresden— invade seus vizinhos e mata oponentes políticos.’

09/11/2019 11h56
Por: Redação Fonte: Brasil 247
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

BERLIM (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, criticou nesta sexta-feira o tratamento da Rússia a BERLIM (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, criticou nesta sexta-feira o tratamento da Rússia a adversários políticos e disse que a China usa métodos contra seu povo que seriam “terrivelmente familiares à ex-alemães orientais”.

Ao refletir sobre as lições aprendidas com a queda do Muro de Berlim, ele disse que “o Ocidente —todos nós— nos perdemos no brilho daquele momento de orgulho”.

Continua depois da publicidade

“Pensamos que poderíamos desviar nossos recursos das alianças, e nossos militares. Estávamos errados”, afirmou. “Hoje, a Rússia —liderada por um ex-oficial da KGB em Dresden— invade seus vizinhos e mata oponentes políticos.”.”

O fornecimento de energia da Europa não deveria depender do presidente russo, Vladimir Putin, disse ele.

Continua depois da publicidade

Pompeo declarou que seria irracional considerar a Rússia um “parceiro digno” no Oriente Médio, embora Washington deseje a ajuda de outros países para pressionar o Irã a retomar as negociações sobre seu programa nuclear e “cortar sua capacidade de financiar representantes terroristas”.

Pompeo disse ainda que o Partido Comunista Chinês “está moldando uma nova visão do autoritarismo” e alertou a Alemanha sobre o uso da gigante chinesa de telecomunicações Huawei Technologies para construir sua rede de dados de quinta geração (5G).

Em Pequim, o Ministério das Relações Exteriores da China criticou Pompeo pelos comentários sobre o Partido Comunista Chinês, dizendo que essas observações foram “extremamente perigosas” e expuseram suas “intenções sinistras”.

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias