Privatização

Guedes deve incluir Banco do Brasil no pacote das privatizações a ser enviado ao Congresso

Apesar das resistências, o tema é alvo de discussões dentro do governo. Segundo fontes, o primeiro passo será Guedes convencer Bolsonaro a aceitar vender o banco público

03/12/2019 09h22
Por: Folha
Fonte: Revista Forum
Arquivo Web
Arquivo Web

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve iniciar, em breve, o processo que pode levar à privatização do Banco do Brasil (BB). Segundo fonte ouvidas pelo jornal O Globo, o primeiro passo para essa medida será Guedes convencer o presidente Jair Bolsonaro a aceitar vender o banco público.

Apesar das resistências, o tema é alvo de discussões dentro do governo. A privatização do BB chegou a ser abordada durante reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o braço de privatizações do governo federal, há duas semanas.

Um dos maiores defensores da medida é o presidente da instituição, Rubem Novaes. Ele já chegou a afirmar que a privatização do Banco do Brasil seria inevitável. Ainda, Guedes também afirmou que uma das privatizações que o governo tem em mente poderia render R$ 250 bilhões, sem especificar a qual estatal se referia. Duas empresas públicas, com ações negociadas na Bolsa de Valores, teriam potencial para superar as centenas de bilhões: BB e Petrobras.

No entanto, caso ocorra, a privatização do Banco do Brasil deve acontecer apenas no fim do mandato, em 2022. Em nota, o Ministério da Economia informou que o governo Bolsonaro “não pretende privatizar Banco do Brasil, Caixa e Petrobras”. O banco ainda não comentou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias