Petróleo

Ataque do Irã a bases dos EUA provoca novo aumento do preço do petróleo

O índice da West Texas Intermediate, usado como referência por grande parte dos países do Ocidente, mostra que o valor do barril nesta manhã saltou para 65,54 dólares, um aumento de 4,53%.

08/01/2020 10h47
Por: Folha
Fonte: Revista Forum
Arquivo Web
Arquivo Web

Nesta quarta-feira (8), o preço do petróleo voltou a disparar, após o ataque da Guarda Revolucionária do Irã a bases militares dos EUA no Iraque. Segundo o índice da West Texas Intermediate (usado como referência por grande parte dos países do Ocidente), o valor do barril de petróleo nesta manhã saltou para 65,54 dólares, um aumento de 4,53%.

O aumento se deu após três dias seguidos de queda nos preços. Contudo, foi maior que o registrado na sexta-feira (3), após o ataque estadunidense que matou o general Qassem Soleimani: naquela ocasião, o aumento foi de 3,04%, elevando o preço do barril a 63,84 dólares. Vale lembrar que o assassinato de Soleimani foi o que provocou a represália iraniana desta terça.

Tal situação também levou a uma queda nos principais índices de Wall Street: o Standard & Poor perdeu 0,28% do seu valor, enquanto o Dow Jones caiu 0,42 pontos e o Nasdaq 1,47.

Na terça-feira (7), a Petrobras publicou um comunicado dizendo que “em função dos últimos acontecimentos ocorridos no Oriente Médio, a empresa segue com o processo de monitoramento do mercado internacional”, e que “de acordo com suas práticas de precificação vigentes, não há periodicidade pré-definida para a aplicação de reajustes”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias