Sábado, 08 de Agosto de 2020
51993949307
Geral Incêndio

Fumaça dos incêndios na Austrália cruza o Pacífico e chega até América do Sul

Coluna de fumaça cruzou todo o Oceano Pacífico e já alcançou a região central do Chile e da Argentina, e se dirige ao Uruguai e sul do Brasil.

08/01/2020 13h09
Por: Folha Fonte: Revista Forum
Foto Reprodução
Foto Reprodução

O Departamento de Meteorologia do Chile afirmou nesta terça-feira (7) que a coluna de fumaça que se observou na região central do país desde o dia anterior é proveniente dos incêndios florestais registrados na Austrália.

Antes de ser divulgada, a informação foi checada em imagens de satélite enviadas pela NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) e outras agências científicas. As fotos confirmam o trajeto que as nuvens fizeram, passando pela Nova Zelândia e a Ilha de Páscoa, cruzando o Oceano Pacífico, até chegar ao território chileno.

Continua depois da publicidade

Segundo as autoridades chilenas, a nuvem provocou céus nublados e queda de temperatura em Santiago e algumas cidades do litoral central do país, e também afetou os vôos nessa região – alguns deles tiveram rotas desviadas e saídas adiadas ou até canceladas. Também afirmam que parte dessa nuvem conseguiu cruzar a cordilheira e chegar até a cidade de Mendoza, no centro-oeste da Argentina e avança em direção ao território do Uruguai e do sul do Brasil.

Os incêndios na Austrália já causaram a morte de mais de 24 pessoas e centenas de milhões de animais, aumentando ainda mais o risco de algumas espécies que já se encontravam sob ameaça de extinção – estima-se que algumas espécies de marsupiais podem já ter sido extintas, mas ainda não há um estudo mais detalhado sobre os danos causados.

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias