Quinta, 01 de Outubro de 2020
51993949307
Geral SUS

Bolsonaro quer importar medicamentos sem autorização da Anvisa para distribuir a pacientes do SUS

O governo vê a medida como colocar um fim às 'burocracias da Anvisa'. Diretores da agência alertam, no entanto, que a nova regra coloca em risco os pacientes

04/02/2020 09h15
Por: Folha Fonte: Revista Forum
Arquivo Web
Arquivo Web

Jair Bolsonaro trabalha em um projeto para permitir a importação de medicamentos sem registro sanitário concedido pelo Brasil para distribuição a pacientes do Sistema Único da Saúde (SUS).

A proposta tira poderes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão técnico, e concentra a autorização no Ministério da Saúde, segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo na edição desta terça-feira (4).

Continua depois da publicidade

O governo vê a medida como colocar um fim às “burocracias da Anvisa”. Diretores da agência alertam, no entanto, que a nova regra coloca em risco os pacientes para abrir brecha para o governo driblar preços de medicamentos ofertados no Brasil.

A mudança valeria apenas para compras do governo federal em situações excepcionais, como em situação de emergência de saúde pública ou falta do produto no mercado local. A condição é que o Ministério da Saúde se responsabilize por todas as etapas do processo, tarefa hoje compartilhada com a Anvisa.

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias