Sábado, 29 de Janeiro de 2022
51993949307
Esportes Futebol

Presidente da Ferj sugere Carioca e Brasileiro no mesmo fim de semana: "Clubes têm elenco para isso"

Em coletiva online, Rubens Lopes garante que torneio "acaba dentro do campo", crê em portões fechados até fim de 2020 e não dá previsão para retorno: "Nem Mãe Dináh consegue responder"

24/04/2020 21h21
Por: Redação Fonte: Globo
Última rodada do Carioca antes da paralisação teve portões fechados — Foto: André Durão
Última rodada do Carioca antes da paralisação teve portões fechados — Foto: André Durão

Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), concedeu uma entrevista coletiva online na tarde desta quarta-feira para esclarecer dúvidas a respeito das medidas que a entidade tomará para o transcorrer da temporada 2020 do futebol carioca após a paralisação decorrente do combate ao coronavírus.

Ao longo de uma hora e meia, o dirigente respondeu a dezenas de perguntas enviadas por diversos veículos de comunicação. Primeiramente, ao ser perguntado se a federação acredita na realização de jogos com portões fechados até o fim do ano na cidade, ele disse:

Continua depois da publicidade

- Acredito que sim. Essa é a minha percepção pelo cenário de momento. Nós estamos com dificuldades para a retomada de atividades, em um grupo extremamente pequeno. Extrapolando para o início da competição, eu penso que talvez a presença de publico não possa ocorrer tão cedo. O quadro é dinâmico, mas a tendência, pelo menos na nossa competição, que deve ser a primeira a começar, é que as partidas certamente serão realizadas com portões fechados. Ademais, são incógnitas.

Questionado se há chances do Campeonato Carioca de 2020 ser encerrado sem ser concluído, Rubens Lopes foi enfático ao rebater a possibilidade:

Continua depois da publicidade

- Não há limite de prazo. A única coisa que se tem certeza é que o campeonato vai acabar dentro de campo. Todos os jogos serão realizados dentro do regulamento assinado por todos. Essa decisão é da qual a Federação participou com todos os clubes, decidido em unanimidade que o campeonato será decidido dentro de campo. Quando vai acontecer? Não importa, não dá para responder agora. A época que for possível serem jogados os confrontos que estão faltando, vai acontecer.

E para comportar a quantidade de jogos adiados do calendário desta temporada ainda este ano, sem invadir 2021, o mandatário sugeriu:

- Quanto a adentrar ao calendário de 2021, não altera em nada o Carioca. Vai ter jogo no sábado do Brasileiro? Vai ter no domingo do Estadual. Os clubes têm elenco para isso, têm número de atletas para utilizar um numa partida, um numa outra. Já aconteceu na Bahia, jogaram um dia pela Copa do Nordeste, outros pelo Estadual. No inicio do nosso campeonato, alguns usaram equipes mistas, não sua força principal. Pode ter dois mil campeonatos em janeiro e fevereiro, mas os jogos dos campeonatos estaduais vão seguir. Não vai atrapalhar em nada.

Continua depois da publicidade

Rubens Lopes, porém, preferiu não dar um prazo para o retorno do Campeonato Carioca:

- Essa nem a Mãe Dináh vai responder. Não há quem possa fazer uma previsão, seria totalmente imprudente. Assim como tem gente que diz “isso não vai acontecer antes do mês tal”... Só se tiver bola de cristal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias