Sábado, 29 de Janeiro de 2022
51993949307
Esportes Esportes

Com adiamento das Olimpíadas, 1º Pan só para jovens deve ser antecipado e servir de seletiva

Jogos Pan-Americanos Junior, para atletas de até 23 anos, será realizado pela primeira vez em 2021, na Colômbia, e data prevista pode coincidir com a das Olimpíadas de Tóquio

25/04/2020 04h08
Por: Redação Fonte: Globo
Um quati chamado Pana é a mascote dos Jogos Pan-Americanos Junior de Cali 2021 — Foto: Divulgação
Um quati chamado Pana é a mascote dos Jogos Pan-Americanos Junior de Cali 2021 — Foto: Divulgação

Começou a montagem do quebra-cabeças. O movimento do COI (Comitê Olímpico Internacional), que adiou os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para 2021, foi o primeiro em um jogo de encaixe de eventos esportivos dentro do calendário internacional do ano que vem.

E as mudanças já começam a ser discutidas. Membros da PanAm Sports, entidade que rege o esporte nas Américas e organiza o Pan, já se reuniu nesta terça-feira por videoconferência para definir, entre outros assuntos, uma nova data para o Junior PanAm, primeiros Jogos Pan-Americanos para atletas de até 23 anos. A competição está prevista para ser realizada entre 5 e 20 junho de 2021, em Cali, na Colômbia. E o período é justamente o mesmo em que devem ocorrer a Olimpíada de Tóquio.

Continua depois da publicidade

A princípio, o COI diz apenas que os Jogos Olímpicos acontecerão entre a primavera e o verão do Japão. Ou seja, entre abril e setembro. Assim, a proximidade ou a coincidência de datas prejudicaria o Pan júnior. A tendência é que a competição para os jovens das Américas seja antecipada. E mais: a ideia é que a competição em Cali sirva como seletiva olímpica, para os atletas conseguirem seus índices para disputa da Olimpíada japonesa meses depois. Cali 2021 prevê ter 41 países, em 30 esportes e cerca de 4 mil atletas.

Aumentar a importância seja dos Jogos Pan-Americanos seja do Pan da juventude é algo que a PanAm tem como grande objetivo atualmente. Para a competição dos jovens, por exemplo, há a prerrogativa de que todos os campeões em provas individuais em Cali vão garantir vaga no Pan adulto, a ser realizado em Santiago, no Chile, em 2023. Já as equipes que conquistarem o ouro, nos esportes coletivos, garantem um lugar para o país. Para o Pan de Santiago 2023, a ideia é que mais esportes sejam qualificatórios e deem vagas diretas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Continua depois da publicidade

Além do Pan Junior, há diversas competições importantes para 2012, inclusive para período em que devem ser realizadas as Olimpíadas de Tóquio. Entre os principais, dois dos grandes esportes olímpicos: Mundial de atletismo, previsto para ser entre 6 a 15 de agosto, em Eugene, nos Estados Unidos e o Mundial de desportos aquáticos, entre 16 de julho e 1º de agosto, em Fukuoka, no Japão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias