Terça, 14 de Julho de 2020
51993949307
Geral ONU

Governo Bolsonaro terá de dar explicação na ONU sobre sua resposta à pandemia

O governo brasileiro não tem o direito de usar a covid-19 como uma cortina de fumaça para ampliar o desmatamento

25/05/2020 09h51
Por: Folha Fonte: DCM
Arquivo Web
Arquivo Web

O governo brasileiro não tem o direito de usar a covid-19 como uma cortina de fumaça para ampliar o desmatamento. O alerta está sendo lançado por Baskut Tuncak, o relator especial das Nações Unidas sobre as Implicações para os Direitos Humanos da Gestão e Disposição Ambientalmente Adequada de Resíduos e Substâncias Tóxicas.(…)

Em entrevista exclusiva à coluna, o relator contou como tem mantido contatos com o Itamaraty para expôr suas preocupações em relação ao Brasil e a resposta à pandemia, antes mesmo da divulgação da informação de Salles durante a reunião com o presidente Jair Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Tuncak esteve no país em uma missão para investigar a situação do país em dezembro. Pelo calendário da ONU, seu informe sobre o Brasil será apresentado em setembro diante do Conselho de Direitos Humanos. Mas, diante da crise do coronavírus, decidiu incluir o comportamento do governo em sua apresentação e exame, o que deixou o Itamaraty insatisfeito. O mandato do relator termina em julho. Mas seu sucessor terá a incumbência de submeter o informe ao debate do Conselho e apresentar as conclusões.

De todas as formas, a apresentação em setembro promete deve aprofundar a imagem negativa do Brasil no exterior e aumentará a pressão sobre o governo de Bolsonaro, com mais de 22 mil mortes registradas. Ao apresentar o caso diante da comunidade internacional, o relatório ainda tornará público o questionamento sobre a resposta dada pelo país à pandemia. O governo terá, assim, de dar uma resposta sobre o que foi sua estratégia.

Continua depois da publicidade

(…)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias