Sexta, 10 de Julho de 2020
51993949307
Geral ONU

Bolsonaro é denunciado na ONU por ‘política genocida’ nas prisões em meio à pandemia

A ONU e a OEA receberam uma denúncia contra o governo de Jair Bolsonaro, acusado de estar negligenciando a situação da pandemia nas prisões e de liderar uma ''política genocida''

23/06/2020 09h32
Por: Folha Fonte: DCM
Arquivo web
Arquivo web

A ONU e a OEA receberam uma denúncia contra o governo de Jair Bolsonaro, acusado de estar negligenciando a situação da pandemia nas prisões e de liderar uma “política genocida”. Para mais de 200 entidades que assinam a queixa formal, o alastramento da pandemia está acelerando o colapso nas prisões brasileiras.

Os documentos foram submetidos para diferentes órgãos dentro das instituições e para a alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet. Em Genebra, a ONU já lida com a situação das prisões e considera o cenário como grave em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil.

Continua depois da publicidade

De acordo com o documento, existe um temor de que a covid-19 seja o início da prática de desaparecimentos forçados. Ou seja, de mortes sem qualquer responsabilização. “Ainda não estamos no ápice da curva de contaminação, não obstante, os diversos casos subnotificados e a ausência de transparência quanto à contaminação e causa mortis no sistema, nos trazem extrema preocupação quanto ao início da prática de desaparecimento forçado de modo massivo no sistema prisional brasileiro”, alertam as entidades.

(…)

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias