Terça, 07 de Julho de 2020
51993949307
Geral Gilmar Mendes

''Milícias do Rio podem emprestar um soldado e um cabo'' para fechar o STF, diz Gilmar

O ministro Gilmar Mendes, do STF, demonstrou hoje mais preocupação com uma possível ação das milícias do Rio de Janeiro contra a corte do que das Forças Armadas, que foram invocadas em manifestações antidemocráticas a intervir no poder Judiciário.

25/06/2020 15h03
Por: Folha Fonte: D
Arquivo web
Arquivo web

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), demonstrou hoje mais preocupação com uma possível ação das milícias do Rio de Janeiro contra a corte do que das Forças Armadas, que foram invocadas em manifestações antidemocráticas a intervir no poder Judiciário. O magistrado comentava sobre os resultados do inquérito das fake news quando lembrou uma fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

“Já disse, as Forças Armadas não emprestarão nem um jipe, nem soldado e nem um cabo, mas as milícias do Rio podem emprestar um soldado e um cabo”, afirmou Gilmar em entrevista à CNN Brasil. Milícias são grupos paramilitares, normalmente formados por policiais e ex-policiais.

Continua depois da publicidade

“No princípio, as pessoas pensavam que eram coisas leves, a sua opinião. Quando (o ministro Alexandre) Moraes fez o relatório houve um grande impacto na imprensa porque eram militantes que ameaçavam estuprar filhas de ministro, matar ministros, fazer atentados, fazer referência a essa (fala) de fechar o STF com um soldado e um cabo, que já virou um pouco uma gozação”, disse.

A fala de Eduardo Bolsonaro foi feita em julho de 2018, mesmo mês do lançamento da candidatura de Jair Bolsonaro (então no PSL, hoje sem partido) à Presidência da República. O comentário veio à tona na semana do segundo turno das eleições.

Continua depois da publicidade

(…)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias