Terça, 26 de Outubro de 2021
51993949307
Geral IMÓVEIS

Documentos necessários para alugar um imóvel em Porto Alegre

Os documentos necessários para se alugar um imóvel vão além de RG e CPF então mantenha-se informado...

17/07/2020 12h40 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Crédito imagem: Pexels
Crédito imagem: Pexels

Querer morar em uma das casas para alugar em Porto Alegre é algo muito compreensível, afinal a capital do Rio Grande do Sul tem uma beleza natural realmente muito bonita, possuindo mais de 600 praças exibindo sua beleza nos mais variados tons de verde, inclusive segundo a OMS a região possui cerca de 12 m² por habitante!

Além de toda a área verde para curtir os fins de semana em família aproveitando o clima tranquilo dos parques a região também é muito conhecida por ter um clima boêmio durante a noite, em questão de beleza e opções de lazer Porto Alegre não deixa a desejar! Os trabalhadores da região possui uma vasta gama de opções para relaxar e passar o tempo livre, deixando um pouco o estresse do dia a dia.  

Continua depois da publicidade

Por falar em trabalhadores, o comércio do local é agitado e aquecido, e conta também com algumas empresas, então serviço para os moradores não falta, a região é bem equilibrada em questão de lazer e trabalho, o que torna a capital um ótimo cenário para os moradores, já que as há uma grande variedade de bairros que atendem a todos os estilos de vida, indo do mais sossegado até os mais agitados, então independente do seu estilo de vida, Porto Alegre é o lugar certo. 

E caso já tenha em mente entrar em contato com alguma imobiliária em Porto Alegre você precisar ficar ciente de que há uma série de documentos que são necessários para todo esse processo.  

Continua depois da publicidade

A parte da documentação e assinatura do contrato são as mais importantes do processo, e ter todos os documentos é essencial, mas você sabe quais são os documentos necessários? 

Documentos do locador (pessoa física):

- RG;

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

- CPF.

Documentos do locador (pessoa jurídica):

- RG;

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

- CPF;

- CNPJ;

- Comprovante que mostre a designação de poderes de seus representantes legais;

- Comprovante de propriedade ou domínio do imóvel.

Documentos do locatário (pessoa física):

- Ser maior de 18 anos;

- RG;

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

- CPF;

- Comprovante de residência;

- Caso o aluguel seja pago pelo casal, é necessário a documentação de ambos 

Documentos do locatário (pessoa jurídica empresa):

- RG do representante;

- CPF do representante;

- Cópia do CNPJ e inscrição estadual caso tenha;

- Comprovante de residência do representante

- Cópia autenticada do contrato social que tenha registro da última alteração ou consolidação.

- Informe o valor de rendimento da empresa.

No caso do comprovante de renda de pessoas físicas, ele pode variar conforme a situação em que se encontra o locatário, ou seja, dependendo do seu status empregatício. 

Aposentados e pensionistas - Precisam mostrar o comprovante referente ao recebimento do benefício.  

Autônomo - Precisam mostrar a declaração comprobatória de percepção de rendimento (DECORE), que deverá estar assinada pelo conselho regional de contabilidade (CRC), juntamente ao contrato de serviços prestados.

Comerciante e dono de indústrias - Precisam mostrar o CNPJ do contrato social de sua empresa, junto a declaração de percepção de rendimento (DECORE) assinada pelo conselho regional de contabilidade (CRC).

OBS: Se você for um trabalhador informal, que não se encaixe em nenhum dos locadores acima, irá precisar de alguma declaração que comprove que de fato que realmente é um trabalhador informal da economia e têm algum vínculo com o sindicato dessa classe.

É aconselhável que você tenha todos os documentos já separados antes mesmo de ir em busca do imóvel. 

Outro ponto importante que vale ressaltar é a vistoria no imóvel, então quando encontrar um que seja o seu potencial futuro lar, vá até ao local e veja todo o ambiente com seus próprios olhos, ao invés de confiar nas fotos que lhe foram mostradas, para que você possa se certificar de que o imóvel realmente está em boas condições e não há nenhum problema!  

Verifique todos os cômodos, análise se todas as tomadas e interruptores estão funcionando perfeitamente e de que não há nenhuma mancha na parede indicando um possível vazamento ou mofo, para que você possa sinalizar ao proprietário e ele possa realizar o conserto antes de sua mudança. Tudo isso é muito importante para que seja evitado problemas futuros com a estrutura, além de que você evita dores de cabeça com reformas enquanto você está dentro do imóvel. 

OBS: Essa vistoria realizada no imóvel deverá constar na documentação da propriedade.

Vimos aqui que para poder fechar um contrato e começar a pagar o aluguel de apartamento em Porto Alegre ou qualquer outro imóvel deve se atentar a todos os documentos e ter muito cuidado. E lembrando que caso você for alugar um imóvel direto com o proprietário ao invés de ter o auxílio de uma imobiliária, peça todos os documentos da casa para que você não acabe indo para uma residência que tem contas em haver ou qualquer outra irregularidade. 

Planeje tudo com cuidado e atenção para ter a certeza de que essa foi a sua melhor escolha.

Redatora: Janaína Brandão

Gostou desse artigo? então compartilhe em todas as suas redes sociais!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias