Sábado, 08 de Agosto de 2020
51993949307
Geral MP

Acusado de violar regras do MP, procurador suíço aliado da Lava Jato pede demissão

Michael Lauber, o procurador-geral da Suíça que foi responsável pelas investigações sobre a Fifa e que foi fundamental para o andamento da Operação Lava Jato, pediu sua demissão nesta sexta-feira

24/07/2020 11h56
Por: Folha Fonte: DCM
Arquivo web
Arquivo web

Michael Lauber, o procurador-geral da Suíça que foi responsável pelas investigações sobre a Fifa e que foi fundamental para o andamento da Operação Lava Jato, pediu sua demissão nesta sexta-feira.

A decisão foi tomada um dia depois que a Justiça do país europeu anunciou que o suíço, em parte, violou regras do MP ao manter encontros secretos com o presidente da Fifa, mesmo sendo alvo de um inquérito. No início do ano, Lauber já havia sido alvo de sanções disciplinares. Não há, porém, qualquer investigação contra Lauber por conta da cooperação com a Lava Jato.

Continua depois da publicidade

Um inquérito inicial contra o procurador apontou falhas “muito severas” por parte de Lauber no caso da investigação contra entidade esportiva. Entre os erros que cometeu, o suíço não disse a verdade sobre os encontros, violou o código de conduta e tentou até mesmo obstruir um processo que existia contra ele.

Como punição, ele teve seu salário reduzido em 8%. A punição esteve próxima ao máximo autorizado, de corte de salário de 10%. Mesmo diante de suas falhas, a juíza federal Alexia Heine apontou que não encontrou qualquer sinal de que ele tenha se beneficiado financeiramente ou por meio de outros favores.

Continua depois da publicidade

(…)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias