Terça, 29 de Setembro de 2020
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Política Política

Governo Bolsonaro “turbinou” SBT de publicidade na compra dos direitos da Libertadores

Em 2019, apenas até o meio do ano, enquanto a Globo recebeu R$ 2,65 milhões, o SBT ficou com R$ 6,62 milhões.

11/09/2020 20h59
Por: Redação
Governo Bolsonaro “turbinou” SBT de publicidade na compra dos direitos da Libertadores

Com a compra dos direitos de transmissão da Libertadores, o SBT se recolocou no mercado das grandes transmissões esportivas. O canal paulista, que sempre se mostrou refratário ao mercado, agora volta suas fichas para o principal torneio de clubes da América do Sul. É difícil, porém, que tivesse conseguido sem o Governo Federal.

Desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência, em janeiro de 2019, ele foi minando a destinação das verbas publicitárias nas TVs abertas para a Globo. Ao mesmo tempo, SBT e Record viram as receitas crescerem exponencialmente. Dados das campanhas da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), hoje vinculada ao Ministério das Comunicações, disponibilizados pela Secretaria, mostram que a Globo recebeu da União em 2017, R$ 23,31 milhões através de publicidade federal. Já o SBT, no mesmo ano, angariou menos da metade do valor, R$ 11,92 milhões.

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Em 2019, apenas até o meio do ano, enquanto a Globo recebeu R$ 2,65 milhões, o SBT ficou com R$ 6,62 milhões.

Em porcentagem, enquanto a Globo detinha 48,52% das verbas publicitárias em 2017, agora tem somente 16,38%. O SBT viu sua participação saltar de 24,8% em 2017, para 41,01%. A mudança repentina de padrão na distribuição das verbas publicitárias chamou a atenção do Tribunal de Contas da União (TCU). Em auditoria, o órgão apontou falta de clareza nos critérios técnicos para a destinação desta grana.

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Além disso, a relação SBT-Governo Federal ficou ainda mais estreita quando, em 17 de junho deste ano, após recriar o Ministério das Comunicações, Bolsonaro, nomeou como ministro Fábio Faria, deputado federal pelo PSD do Rio Grande do Norte. Faria é genro de Silvio Santos, dono do SBT.

No dia seguinte, o Planalto, de forma totalmente inesperada, publicou a Medida Provisória 984, que dá ao mandante da partida o direito de comercializar os direitos de transmissão. Beneficiado pela MP, o SBT exibiu a final do Campeonato Carioca. Na ocasião, o Flamengo fechou acordo com a emissora de Silvio Santos.

Desta vez, com o pedido de rescisão de contrato por parte da Rede Globo com a Conmebol, o SBT concretizou acordo para veiculação da Copa Libertadores da América até 2022. O valor pago anteriormente pela Globo era de U$S 60 milhões ao ano.

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