Quarta, 30 de Setembro de 2020
51993949307
Política Bolsonaro

Sob Bolsonaro, Brasil é alvo de proposição de inquérito na ONU pela primeira vez na democracia

Relator da ONU, Baskut Tunkat que Conselho de Direitos Humanos da ONU abra uma investigação sobre as políticas ambientais e de direitos humanos do governo Bolsonaro

16/09/2020 19h18
Por: Redação
Bolsonaro em discurso na ONU
Bolsonaro em discurso na ONU

O governo Jair Bolsonaro pode levar o Brasil a um “feito” inédito em período democrático: ser alvo de um inquérito na Organização das Nações Unidas.

Segundo a coluna de Jamil Chade, no portal Uol nesta quarta-feira (16), o fato de haver uma recomendação oficial, que foi proposta pelo relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas), Baskut Tunkat, responsável pelos temas de resíduos tóxicos e direitos humanos, já é um fato inédito durante o regime democrático.

Continua depois da publicidade

A proposição de Tunkat pede que Conselho de Direitos Humanos da ONU abra uma investigação sobre as políticas ambientais e de direitos humanos do governo Bolsonaro.

Para que o inquérito seja instalado, os governos teriam de apresentar um projeto de resolução e aprovar a proposta por voto da maioria.

Continua depois da publicidade

Apesar de ser difícil a aprovação para a instauração da investigação, a recomendação mostra uma crise diplomática do Brasil na ONU.

Tunkat esteve no Brasil no final de 2019 e teria constatado violações ambientais e de direitos humanos. Ele concluiu o mandato e o informe será apresentado por Marcos Orellana, que o substituiu.

Por favor, clique aqui e se inscreva no nosso canal no YouTube. Precisamos fortalecer nossa luta contra o governo fascista de Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Ajude nossa luta contra Bolsonaro, é só R$5 por mês. CLIQUE AQUI.

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias