Quarta, 25 de Novembro de 2020
51993949307
Geral Biden

Luciana Borio: saiba quem é a brasileira que foi escalada por Biden para a força-tarefa contra a Covid

Médica foi uma crítica do uso da cloroquina e em 2018 alertou para a possibilidade de novas pandemias

10/11/2020 16h20
Por: Redação Fonte: Revista Fórum
Reprodução YouTube
Reprodução YouTube

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden (Democrata), anunciou na segunda-feira (9) a sua força-tarefa para trabalhar em medidas de contenção ao coronavírus.

De acordo com as informações reveladas pelo governo de transição, uma brasileira compõe a equipe: trata-se de Luciana Borio, médica especialista em doenças infecciosas, medicina intensiva e biodefesa.

Continua depois da publicidade

Borio é brasileira nascida no Rio de Janeiro, porém, vive nos EUA desde a década de 1980. Graduou-se em medicina pela Universidade de George Washington em 1996. A partir de 2008 ela compôs a equipe do Food and Drug Administration (FDA), que é a agência federal estadunidense que supervisiona a segurança alimentar, medicamento, cosméticos e produtos veterinários.

Na FDA ela foi uma das responsáveis por lidar com a pandemia de H1N1, ebola e o vírus Zika.

Continua depois da publicidade

Atuante na área de biodefesa, Luciana Borio atuou entre 2017 e 2019 no Conselho de Segurança Nacional (NSC) da Casa Branca, onde integrou o grupo de trabalho sobre pandemias e segurança nacional até o ano de 2018.

Os perigos de uma nova pandemia sempre estiveram, nos últimos anos, no horizonte de vários pesquisadores que já haviam atuado com a H1N1, a médica brasileira Luciana Borio é um deles: em 2018, ao apresentar um seminário sobre gripes e epidemias, Borio alertou que os EUA não estavam preparados para lidar com uma nova pandemia.

Esse alerta feito por Borio e pela equipe do NSC teve como resposta do presidente Donald Trump o encerramento das atividades do departamento. Hoje, o presidente Trump alega que ninguém poderia prever a amplitude da pandemia do coronavírus, todavia, o país segue sem uma estratégia unificada de combate e prevenção ao coronavírus.

Continua depois da publicidade

Isso deve mudar com o governo de Biden, visto que, em seu segundo pronunciamento ele exaltou a ciência e pediu ao povo americano para usar máscara, pois, afirmou o presidente eleito que esta é a única forma de prevenção e claro, lavar as mãos.

“Uma máscara não é uma declaração política, mas uma boa forma de unir o país”, disse o presidente eleito Joe Biden.

Cloroquina

Continua depois da publicidade

Desde a eclosão da pandemia, Luciana Borio foi uma crítica contumaz do uso da cloroquina como método de tratamento para a Covid-19, antes mesmo que estudos comprovassem que o uso o do medicamento, que é defendido por Trump e Bolsonaro, era inútil no combate ao coronavírus.

Vacina e prevenção

Borio também fez parte do time de vozes de médicos pesquisadores que sempre chamaram a atenção e cobraram do governo Trump uma política nacional de prevenção, entre elas, o uso da máscara, o rastreamento de infectados, pessoas que tiveram contatos com infectados pelo covid-19 e por uma política de testagem em massa em nível nacional. Porém, em entrevista a New York Times ela afirmou que tal política não estava “acontecendo”.

A médica brasileira também é cautelosa e bastante realista sobre as vacinas. Em entrevista à CNBC, em outubro, ela declarou que “uma solução definitiva requer uma grande disponibilidade de uma ou várias vacinas seguras e eficazes, mas elas não virão tão rápido”. Borio ainda chamou a atenção para a necessidade da produção em grande escala e que, até que esteja disponível para todos, pode levar bastante tempo.

Força-tarefa

A força-tarefa de combate à pandemia anunciada por Joe Biden será composta, além da brasileira Luciana Borio, pelo ex-cirurgião-geral Vivek Murthy, David Kessler, que é ex-comissário da FDA, e a Dra. Marcella Nunez-SMith, pesquisadora da Universidade de Yale. Além destes, irão compor a força-tarefa pesquisadores de várias universidades americanas e ex-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Abaixo, você pode conferir uma palestra de Luciana Borio sobre epidemias.

Por favor, clique aqui e se inscreva no nosso canal no YouTube. Precisamos fortalecer nossa luta contra o governo fascista de Bolsonaro.

Ajude nossa luta contra Bolsonaro, é só R$5 por mês. CLIQUE AQUI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias