Sexta, 27 de Novembro de 2020
51993949307
Geral Governo Bolsonaro

Governo Bolsonaro facilitou exportação de madeira ilegal a pedido de madeireiras

Presidente afirmou em reunião do Brics que divulgaria lista de países que compram madeira ilegal do Brasil. O próprio Ibama, no entanto, flexibilizou a venda

18/11/2020 14h40
Por: Folha Fonte: DCM
Arquivo web
Arquivo web

Em março deste ano, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, publicou um despacho que flexibilizou as normas para a exportação de madeira brasileira. Segundo ambientalistas, a decisão facilitou a exportação de madeira ilegal.

O pedido partiu de madeireiros do Pará, que queriam vender madeira para o exterior apresentando apenas o documento de origem florestal (DOF), feito pelas próprias empresas. O argumento do setor era de que estaria deixando de vender por conta dessa que seria uma exigência internacional.

Continua depois da publicidade

Entidades ambientalistas como Greenpeace Brasil, Instituto Socioambiental e Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente chegaram a acionar a Justiça em junho contra a decisão do Ibama. As informações são do G1.

Ambientalistas afirmam que o governo contrariou laudos técnicos para suspender a norma, que estava em vigor há nove anos e garantia o controle da exportação de cargas de madeira retirada das florestas.

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias