Quinta, 26 de Novembro de 2020
51993949307
Geral Eçeição 2020

Quociente deixa de fora candidatos com mais votos que alguns eleitos

A situação se deve pelo quociente eleitoral, cálculo que estipula quantos votos cada partido precisa somar para obter uma ou mais cadeiras no Legislativo municipal.

19/11/2020 12h23
Por: Folha Fonte: UOL
Arquivo web
Arquivo web

A vitória de candidatos a vereador pouco votados e a derrota daqueles que angariam mais apoio nas urnas gerou uma onda de críticas nas redes sociais. Inúmeras publicações compararam os votos de eleitos ou suplentes com aqueles que ficaram de fora da Câmara de Vereadores.

Em muitos casos, a diferença foi gritante. A situação se deve pelo quociente eleitoral, cálculo que estipula quantos votos cada partido precisa somar para obter uma ou mais cadeiras no Legislativo municipal. Se não atingir esse número, o partido não terá representante na Câmara. A regra é aplicada na escolha de vereadores e deputados (estaduais, federais ou distritais).

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias