EUA

Nos EUA Bolsonaro teve encontro secreto com diretora acusada de tortura e congressista debocha

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na manhã da última segunda-feira (18) com a diretora da CIA, Gina Haspel.

19/03/2019 07h44Atualizado há 9 meses
Por: Redação
Fonte: FSP e Blog da Cidadania

A nomeação de Haspel para o cargo pelo presidente Donald Trump causou protestos, porque ela era responsável por prisões secretas da agência de inteligência americana, onde os interrogadores usavam sistematicamente a tortura como forma de extrair confissões de acusados de terrorismo.

 

Os agentes da CIA usavam técnicas como simulação de afogamento, injeção retal, privação de sono e outros.

Em audiência no Congresso, ela se recusou a admitir que tais métodos configuravam tortura e afirmou que foram importantes para se reunir informações de membros da facção terrorista Al Qaeda.

Na ocasião,Trump defendeu a indicação, dizendo em rede social: “Minha indicada a diretora da CIA altamente respeitada, Gina Haspel, passou a ser atacada porque foi dura demais com terroristas… Vença, Gina!”.

De início, o encontro de Bolsonaro com Haspel a princípio foi mantido em segredo pelo Planalto e descrito apenas como “agenda privada”.

 

Depois, o Planalto o divulgou, mas omitiu o nome da pessoa que havia recepcionado o presidente e seu filho, Eduardo Bolsonaro, informando apenas que a reunião serviu para debater “questões de combate ao crime organizado e ao narcotráfico”.

Um congressista americano que pediu pra não ser identificado, conhecedor do histórico de homenagens de Bolsonaro a torturadores, teria debochado do presidente brasileiro para a imprensa americana “Jair Bolsonaro tem fixação por torturadores, não é?”

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias