Sábado, 10 de Abril de 2021
51993949307
Geral Fernando Cury

Deputado Fernando Cury, que importunou Isa Penna, disse que foi só um ‘gesto de gentileza’

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) afirmou, em depoimento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que fez apenas um “gesto de gentileza” no episódio em que foi flagrado colocando a mão no seio da parlamentar Isa Penna (PSOL)

24/02/2021 19h21
Por: Folha
Arquivo Web
Arquivo Web

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) afirmou, em depoimento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que fez apenas um “gesto de gentileza” no episódio em que foi flagrado colocando a mão no seio da parlamentar Isa Penna (PSOL). Ele é acusado de assédio pela deputada.

“O abraço que eu dei na deputada Isa Penna foi um gesto que eu quis fazer de gentileza, justamente porque eu ia interromper uma conversa que ela estava tendo com o presidente Cauê Macris”, disse. “Gesto esse, no meu entendimento, completamente sem maldade, completamente sem segundas intenções, um gesto que não teve qualquer conotação de intenção sexual, mas que a deputada Isa Penna, no seu direito, evidentemente, considerou constrangedor e ofensivo”, completou o deputado.

Continua depois da publicidade

(…)

Formalmente, Cury responde na Assembleia por quebra de decoro, um processo em que a punição mais severa seria cassação do mandato. No entanto, parlamentares articulam uma saída consensual sobre punição que será aplicada: a tendência é determinar a suspensão temporária do mandato.

Continua depois da publicidade

O Estadão apurou que o deputado Campos Machado (Avante), membro do Conselho de Ética e um dos parlamentares mais influentes na Casa, é quem tem conduzido essa articulação. Pessoas no entorno de Penna admitem que, embora ainda trabalhem pela cassação de Cury, veem esse desfecho como improvável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias