Sábado, 29 de Janeiro de 2022
51993949307
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto exige proteção de aves em prédios construídos com painéis de vidro

Em debate na Câmara, parlamentares sugeriram parcerias entre secretarias de saúde, Google e YouTube para a divulgação de informações sobre vacinaçã...

30/03/2021 16h05
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Nilto Tatto: milhões de pássaros morrem todo ano ao colidirem com prédios - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Nilto Tatto: milhões de pássaros morrem todo ano ao colidirem com prédios - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 877/21 determina que as construções com painéis de vidro adotem medidas de proteção para aves. Pelo texto, as construções de qualquer tipo que utilizem vidros ou espelhos deverão adotar, em suas fachadas externas, materiais ou dispositivos que evitem a colisão de aves.

A proposta, do deputado Nilto Tatto (PT-SP), tramita na Câmara dos Deputados. Ele lembra que algumas cidades brasileiras já aprovaram leis que limitam superfícies de vidro nas construções, com o objetivo de proteger a avifauna.

Continua depois da publicidade

“Milhões de pássaros morrem anualmente ao colidirem com prédios, e o fator determinante nesses acidentes são as fachadas envidraçadas, típicas da arquitetura moderna em aço e vidro, que desconsidera a sustentabilidade, a iluminação natural e a regulação térmica”, justifica Tatto. “Voando em alta velocidade, as aves confundem as vidraças com o céu e o ambiente em torno, entendem que não há obstáculo e colidem, usualmente morrendo por hemorragias intracranianas.”

Regulamentação das edificações
Conforme o texto, os órgãos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente e os órgãos locais encarregados de autorizar obras poderão elaborar regulamentos conjuntos para novas edificações e para adequação das já existentes.

Continua depois da publicidade

Tais regulamentos deverão contar com a contribuição de ornitólogos e considerar as pesquisas acadêmicas já realizadas, os materiais construtivos disponíveis e as concepções arquitetônicas sustentáveis.

As normas também poderão proibir a construção de edificações com amplos painéis de vidro no entorno de unidades de conservação e em rotas migratórias de aves.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias