Depois de vários discursos negacionistas sobre a vacina contra a Covid-19, a esposa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Fernanda Bolsonaro, recebeu a aplicação da primeira dose do imunizante contra a doença provocada pelo novo coronavírus.
Fernanda é dentista e compartilhou o momento em rede social Instagram. Em legenda da foto, ela escreveu: "Essa semana tomei a 1ª dose da vacina contra Covid-19", além de colocar hashtag "vacinaCovid19" e "avante Brasil".
A família Bolsonaro inúmeras vezes motivaram o discurso antivacina. Jair Bolsonaro é o campeão nesse quesito. Em uma das ocasiões, ele disse:
"Alguns falam que eu tô dando um péssimo exemplo. Ou é imbecil [palmas] ou o idiota que tá dizendo que eu dou péssimo exemplo, eu já tive o vírus. Eu já tenho anticorpos. Pra que tomar vacina de novo? (…) Ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina, disse o presidente".
Flávio Bolsonaro disse que foi contaminado pelo vírus e, por ter "taxa de imunidade alta", ele não tomaria a vacina. Segundo ele, teria recebido recomendações médicas.
A vacinação é o único método científico eficaz comprovado para a imunização contra o coronavírus, e o reforço do uso de máscara reduz a transmissão.
A esposa do senador foi vacinada no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde do DF abriu 2,2 mil vagas para vacinar profissionais da Saúde nesta semana.