O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) voltou a espalhar informações falsas sobre as medidas de restrição para conter o avanço da covid-19.
Em publicação nas redes, o filho do presidente inventou que “num ambiente confinado o vírus se prolifera mais facilmente”, e questionou: “Onde lockdown teve sucesso? Qual estudo científico comprova a sua eficiência?”
A resposta pode ser encontrada com uma simples pesquisa no Google. Na cidade de Chapecó (SC) por exemplo, o prefeito bolsonarista atribuiu a redução dos casos de coronavírus ao “tratamento precoce” quando, na verdade, os índices somente começaram a cair após a imposição de um lockdown, entre 22 de fevereiro e 8 de março.
Países que fizeram um isolamento rígido, como Nova Zelândia, Vietnã, Portugal e Reino Unido, viram o número de casos despencar e já estão retomando atividades econômicas.
Mas para Eduardo Bolsonaro, “nenhum” estudo científico provou a eficácia do lockdown.
O parlamentar ainda tentou defender o papai Jair e dizer que ele não tem culpa: “Fica claro que o problema não é Bolsonaro.”
O lockdown não mata só os empregos. Num ambiente confinado o vírus se prolifera mais facilmente.
E fica no ar a pergunta: onde lockdown teve sucesso? Qual estudo científico comprova a sua eficiência?
Nenhum, mas quem o decreta a todo momento arrota "ciência, ciência, ciência".Continua depois da publicidade— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) April 6, 2021
Além disso, a população se revolta pois os mesmos que decretam lockdown vão passear sem máscara em Miami, aglomeram em comemorações em suas casas e etc.
— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) April 6, 2021
Assim, fica claro que o problema não é Bolsonaro. pic.twitter.com/kAqS5bKu50