Terça, 15 de Junho de 2021
51993949307
Opinião Artigo

Encontro FHC e Lula: O foco está equivocado

Por Fábio Monteiro

23/05/2021 23h26
Por: Redação
Encontro FHC e Lula: O foco está equivocado

Desde que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva divulgou uma foto sua com o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em seu perfil oficial do twitter, a imprensa brasileira e a militância petista ficaram atônitos. Muito se falou sobre a foto, a reaproximação, o almoço de dois ex-presidentes que rivalizaram por muitos anos na política nacional, um pelo PT e o outro pelo PSDB: A esquerda versus a direita neoliberal.

Todavia, o foco dado a este fato está equivocado, principalmente para quem acompanha a política nacional e já se preocupa com as eleições do ano que vem, em quem votar, por quem militar.

Continua depois da publicidade

Encontros entre ex-presidentes e políticos em geral faz parte da cena política e antes do auge da rivalidade PT x PSDB, Lula era amigo de FHC, tendo inclusive apoiado a candidatura de Fernando Henrique para o Senado em 1978. O correto a se perguntar deste encontro é: O que foi conversado? Lula está apenas preocupado com as eleições e o encontro foi para mostrar seu notório poder de articulação? Houve neste encontro algum direcionamento para articular um impeachment de Bolsonaro?

Como falado em alguns portais e canais de YouTube que falam de política, muito mais importante do que a simbólica e forte imagem de dois ex-presidentes que ficaram 16 anos seguidos no Poder de forma consecutiva (FHC 1995-2002 e Lula 2003-2010), é o conteúdo que foi tratado na reunião e que as informações que chegam são muito vagas (democracia e governo Bolsonaro).

Continua depois da publicidade

Se reunir por reunir, pra fazer política e acenos eleitoreiros, todo político faz. Inclusive outros postulantes ao Palácio do Planalto também estão se reunindo com baluartes de espectros políticos diferentes do seu. A diferença é que eles não fazem disso um teatro ou como algo extraordinário. Portanto, é necessário analisar com menos emoção e mais razão!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias