Terça, 15 de Junho de 2021
51993949307
Geral Bolsonaro

VÍDEO: Bolsonaro diz que cometeu ''equívoco'' ao citar TCU e insiste na narrativa de supernotificação

Jair Bolsonaro admite que ''errou'' ao dizer que o TCU (Tribunal de Contas da União) identificou supernotificação de mortes por covid-19

08/06/2021 10h56 Atualizada há 7 dias
Por: Folha
Arquivo Web
Arquivo Web

Jair Bolsonaro admite que “errou” ao dizer que o TCU (Tribunal de Contas da União) identificou supernotificação de mortes por covid-19.

O presidente, no entanto, não abandonou a narrativa e afirmou que seu “equívoco” foi dizer que o órgão fez uma “tabela” e não um “acórdão”.

Continua depois da publicidade

“A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU. Então, o TCU acertou em falar que a tabela não é deles”.

O próprio órgão desmentiu que produziu relatório mostrando que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, Bolsonaro insistiu:

“Há indícios enormes no sentido de que houve, sim, supernotificação pela prática indesejável, apontada por acórdão do TCU, que isso poderia acontecer para governadores conseguirem mais recursos”.

O documento mencionado, porém, fala somente nos riscos de supernotificação, sem apresentar indícios concretos.

Continua depois da publicidade

O TCU diz que estados e municípios podem “utilizar da incidência de covid-19 como critério para transferência de recursos, com base em dados declarados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, pode incentivar a supernotificação do número de casos da doença”.

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias