Terça, 27 de Julho de 2021
51993949307
Câmara dos Deputados Rodrigo Maia

Em decisão unânime, DEM anuncia expulsão de Rodrigo Maia do partido

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Democratas, anunciando a expulsão do ex-presidente de Câmara

14/06/2021 22h12
Por: Redação Fonte: UOL notícias
Imagem: Adriano Machado/Reuters
Imagem: Adriano Machado/Reuters

O DEM anunciou hoje a expulsão do ex-presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), do partido. A decisão foi unânime — seguindo o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha (TO) —, e foi tomada durante reunião da Executiva nacional da sigla.

O partido considerou que Maia cometeu uma "infração disciplinar" ao ofender o presidente nacional do DEM, ACM Neto (BA). Em meados de maio, em uma rede social, o deputado publicou uma série de ataques ao ex-prefeito de Salvador, a quem chamou de "oportunista" e "sem caráter".

Continua depois da publicidade

À época, Maia já havia anunciado a intenção de pedir a desfiliação da sigla ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O apoio de parte da cúpula do DEM ao seu principal rival, Arthur Lira (PP-AL), que neste ano ganhou a eleição interna à presidência da Câmara, foi justamente um dos motivos que levaram Maia a brigar com ACM Neto e decidir sair do partido.

Maia estava no DEM desde 2007, ano em que a sigla adotou o nome no lugar do PFL (Partido da Frente Liberal). Ele foi presidente do partido entre 2007 e 2011, além de presidente da Câmara de 2016 até o início deste ano, quando não conseguiu emplacar seu preferido à sucessão no posto, Baleia Rossi (MDB-SP).

Continua depois da publicidade

Leia, na íntegra, a nota divulgada pelo DEM:

Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), a Executiva Nacional do Democratas decidiu expulsar o deputado Rodrigo Maia (RJ) de seu quadro de filiados.

Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha.

Continua depois da publicidade

A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias