Terça, 26 de Outubro de 2021
51993949307
Geral Fake News

Bolsonaro cria fake news para culpar Dilma sobre preço alto do combustível

Jair Bolsonaro criou mais uma fake news ao acusar Dilma Rousseff de ter adotada a atual política de preços da Petrobras

01/10/2021 13h28 Atualizada há 4 semanas
Por: Folha
Arquivo Web
Arquivo Web

Jair Bolsonaro criou mais uma fake news ao acusar Dilma Rousseff de ter adotada a atual política de preços da Petrobras. A fala do presidente ocorreu nesta quinta (30), na live tradicional dele. Quem fez a mudança foi Michel Temer, em outubro de 2016, poucos meses depois do golpe contra a petista.

A política adotada desde então pela Petrobras acompanha a variação no mercado internacional. Desde então, os preços dos combustíveis não param de crescer, principalmente no governo Bolsonaro. Nesta semana, a estatal comunicou uma alta de 8,9% no preço do diesel.

Continua depois da publicidade

“O diesel tá caro, se for pegar a média mundial, está bem abaixo, mas nós somos produtores de petróleo. Acordos lá atrás, se não me engano, 2016, final do governo Dilma, teve a tal da lei da paridade. Ou seja, aumenta o petróleo brent lá fora, cotado em dólar, o preço do dólar aqui no Brasil é outro”, disse o chefe do executivo. Mais uma fake news.

Bolsonaro cria mais uma fake news contra Dilma Rousseff

Continua depois da publicidade

A fala sobre a “lei de paridade” é falsa, conforme explicado acima. Hoje, a Petrobras tem um modelo de cálculo para definir os preços dos combustíveis nas refinarias chamados PPI. Que acompanha a variação internacional do barril do petróleo e a cotação do dólar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias