Terça, 30 de Novembro de 2021
51993949307
Geral Orçamento Secreto

Deputados temem caça às bruxas com exposição do Orçamento Secreto

Uma das determinações da liminar de Rosa Weber era de que fosse dada ''ampla publicidade'' ao destino das emendas do relator em até 30 dias

10/11/2021 15h36
Por: Folha
Arquivo Web
Arquivo Web

Com a exposição do Orçamento Secreto, deputados começaram a temer uma caça às bruxas. Uma das determinações da liminar de Rosa Weber era de que fosse dada “ampla publicidade” ao destino das emendas do relator em até 30 dias. Conforme apurou o DCM, eles temem que o Supremo Tribunal Federal (STF) encontre irregularidades e os casos resultem até em cassação.

Um deputado confidenciou que teme as consequências do interesse do Supremo sobre o tema. “O STF vai acabar com meu mandato”, afirmou em grupo de assessores. “Muito deputado está com medo porque sabe que agiu debaixo dos panos. Tem gente que pediu percentual para mandar dinheiro, tem projeto que nem saiu do papel”.

Continua depois da publicidade

STF derrubou orçamento secreto

Nesta terça (9), o Supremo formou maioria para derrubar as “emendas do relator”, determinação que ocorreu na última sexta (5) em liminar de Rosa Weber. Seis ministros se posicionaram contra o mecanismo do Congresso. Votaram a favor: Rosa, Luis Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Luiz Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.

Continua depois da publicidade

A votação continua até as 23h59 desta quarta (10), no plenário virtual. Até o fim do prazo, os ministros ainda podem alterar seus posicionamentos, pedir vista (mais tempo para análise) ou pedir destaque do tema para o plenário físico. Se houver pedido de vista ou destaque, será preciso marcar nova data para retomar a análise.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias