Terça, 18 de Janeiro de 2022
51993949307
Geral Bolsonar0

Bolsonaro: o presidente que menos aprovou projetos no Congresso

Estudo do Iesp aponta que ele repete no Planalto atuação medíocre que teve como deputado quando, em 27 anos, teve apenas dois projetos aprovados

06/12/2021 14h26
Por: Folha
Arquivo Web
Arquivo Web

De acordo com dados do OLB (Observatório do Legislativo Brasileiro), projeto mantido por pesquisadores do Iesp (Instituto de Estudos Sociais e Políticos), Jair Bolsonaro (PL) é o presidente com pior desempenho na aprovação dos projetos que envia ao Legislativo desde a redemocratização. O Iesp é vinculado à Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Como presidente, Bolsonaro repete o mesmo desempenho pífio que teve como deputado federal. Durante os 27 anos como parlamentar, ele teve apenas dois projetos aprovados.

Continua depois da publicidade

Média pífia

Ele conseguiu aprovar este ano apenas 29,1% dos projetos que enviou ao Congresso, o pior desempenho de um presidente da República. No primeiro ano de seu governo, ele só aprovou 30% das iniciativas legislativas enviadas à Câmara e ao Senado.

Continua depois da publicidade

O índice melhorou em 2020 por conta dos projetos para o enfrentamento à pandemia de covid-19, como a criação do Auxílio Emergencial e do orçamento de guerra. Mesmo assim, o governo só emplacou 42,9% de tudo que enviou ao Congresso.

O UOL pediu um posicionamento a respeito dos dados à Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) e à Secretaria de Governo, mas não obteve resposta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias